4 de março de 2018

O valor do produto feito artesanalmente




"Uma senhora queria comprar uma carteira em tecido no tamanho personalizado. Descobriu quem fazia e foi atrás, chegando lá no ateliê viu a artesã fazendo um trabalho absolutamente incrível, só que achou o preço muito alto.
Mesmo assim, se aproximou da Artesã  e falou de forma brusca: "Eu quero encomendar uma carteira como essas que você faz, mas eu acho que o preço é muito alto".
A artesã estava um pouco desconcertada, mas respondeu: "Quanto você acha que eu deveria cobrar?".
A senhora respondeu:  tecido, botão, linhas, outros materiais, etc Fez as contas e deu um preço. O cálculo e o preço final foi muito mais baixo do que o preço original do trabalho, mas a artesã lhe disse: "Tudo bem, você receberá o seu pedido dentro de uma semana".
A cliente ficou muito satisfeita de si mesma e contou a todas as suas amigas do fabuloso negócio que ela tinha feito.
Uma semana depois, conforme o combinado, foi buscar sua tão sonhada carteira. A artesã entregou à senhora uma caixa que continha o tecido, botão, linhas, enfim todo o material...
Muito nervosa a senhora questionou a artesã: "Como pode fazer isso comigo? Eu lhe encomendei uma carteira incrível  e me entrega esta caixa com os materiais?".
A artesã respondeu calmamente: "Senhora, você recebeu exatamente por aquilo que pagou. Se acredita que há algo faltando, é necessário pagar".

 • Moral da história •

Quando se compra um trabalho artesanal, de qualquer artesã, não se compra somente os materiais.
O tempo, o cansaço, horas de pesquisas, estudos e testes pra ver se dá certo, a dor no braço e nas costas pelo movimento repetitivo, a pressão pra sair nas medidas exatas, a embalagem,  etc.
São horas dedicadas à um único produto. 
Mas um trabalho feito com muito amor e dedicação que faz toda a diferença pra quem valoriza."

Pra quem valoriza e se valoriza.

Nenhum comentário: